sexta-feira, agosto 27, 2004

Provérbios Portugueses: I (Letra A)

“Provérbio”, do Latim proverbium, é definido no dicionário como uma “máxima expressa em poucas palavras; uma sentença moral; adágio; rifão; ditado, anexim”.

No entanto, a definição de “Provérbio” varia de pessoa para pessoa. Assim, quando questionados acerca deste assunto, o meu pai respondeu que “Provérbios é um blog da treta em que não se percebe nada do que o pessoal escreve. Faz por isso lembrar um tal de Imperialium...” a minha mãe afirmou que “Bom provérbio é a tua cama que ainda está por fazer!” e, finalmente, a minha irmã insistiu que provérbio era o nome de uma carta de Yu-Gi-Oh, que trocara por uma revista da Barbie e um pacote de gomas.

Neste post, pretendo falar um pouco sobre os provérbios, analisar uns quantos que pesquisei neste site, a importância de cada um no quotidiano dos portugueses, e, se sobrar tempo, cortarei as unhas das mãos e dos pés, farei a minha cama e baterei o recorde nacional numa modalidade olímpica qualquer.



-------Intromissão-------


As análises que serão feitas dos provérbios transmitirão incorrectamente a mensagem, seja ela inexistente ou existente, objectiva ou subjectiva, que estes pretendem difundir, apesar de o autor a compreender plenamente na maioria dos casos.
O autor destas análises considera-as todas completamente descabidas e inadequadas, excepto a do Provérbio 6 (por ser inadequada, mas não descabida), sendo o único motivo pelo qual as realizou, o facto de ser estúpido e ter pouco para fazer.
Mais se adianta que o autor aprecia ananás enlatado, e narizes sensuais. Nenhum desses gostos fundamenta a falta de estima pelos provérbios portugueses, pela parte deste.

Considere-se avisado e esclarecido em relação ao conteúdo que lerá de seguida.



-------//-------


Provérbio 1: “A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha.”
Significado:
A boazona da casa de trás poderá andar a vender frango com Nitrofurano.

Análise: Da última vez que verifiquei, não fazíamos criação de galinhas cá em casa.. vou só ali à janela confirmar................. voltei.. sabem que mais? Não vi nenhuma capoeira.. Ou seja, não devem haver galinhas num raio de 2 km.

Explicação: O povo português quis armar-se em profeta e prever que a minha vizinha ia criar galinhas melhores que as minhas. A verdade é que foi uma fraca profecia.
Neste caso, já que não somos bons a profetizar, podíamos criar medidas para aumentar a taxa de natalidade em Portugal, pois um provérbio destes só incita cada vez mais jovens a violar os galináceos das vizinhas em vez de ter relações sexuais com a vizinha em si.

Sugestão para alteração do provérbio: “Se a minha vizinha não tiver galinhas, está na hora de lhe bater coro.”

Explicação da sugestão: Quanto menos galinhas existirem numa determinada zona, mais crianças nascerão nesse local.



----------------


P.2: “A Laranja, de manhã é Ouro, de tarde é Prata, e à noite mata”
Significado:
Se comeres uma laranja de manhã ficas rico, se comeres à tarde ficas menos pobre e se comeres à noite vais com os ursos.

Análise: Já toda a gente comeu laranjas de manhã, ninguém ganhou ouro à conta disso. Já toda a gente comeu laranjas à tarde, ninguém ganhou prata à conta disso. Já toda a gente comeu laranjas à noite, nin-- Ok.. o Jaquim morreu por causa de uma laranja à noite, mas foi só porque tentou comê-la inteira!! Todas as outras pessoas comeram e ninguém morreu por causa disso.

Explicação: O povo português quis armar-se em nutricionista e, mais uma vez, deu para o torto. Criou-se então uma superstição ridícula, visível de forma óbvia nas pessoas idosas que impedem as mais jovens de comer laranja ao jantar, pois pode-se morrer. Ou de beber água após a laranja, pois pode-se apanhar uma indigestão. Ou de se pentear após uma refeição pois pode-se apanhar sida. Ou saltar da janela de um 5º andar, pois pode-se ficar em estado de coma. Enfim, parvoíces.

Sugestão: “Come laranjas a qualquer hora se tiveres um nariz feio. (Se fores portadora de um Nariz Bonito, não comas laranjas.. come antes o Nerzhul.)”

Explicação 2: Abaixo a opressão da Associação dos Messias-Leprosos-Fazedores-de-Directas-Para-Poder-Comer-Laranjas-Desde-o-Jantar-até-ao-Almoço-do-Dia-Seguinte!! Deus quando nos criou não especificou o que nós podíamos ou não comer à noite. Sejam livres de comer tudo o que desejarem, a qualquer hora!! (excepto a galinha da vizinha, claro.)



----------------


P.3: “A pensar morreu um burro”
Significado:
O asno viu o Abutre e pensou em violá-lo. Logo de seguida apareceu em frente ao Céu dos Jumentos.

Análise: Acompanhem-me no meu raciocínio: um burro pensador origina um cadáver de burro. Como os burros não pensam, pois são animais irracionais, não morrem, o que os torna seres imortais. Nesse caso, os burros são elfos, pois ambos são imortais e ambos têm orelhas exageradamente grandes. Sendo os burros elfos, os elfos são também burros, o que origina um paradoxo, pois os elfos são criaturas imaginárias inteligentes, e não criaturas reais e.... burras.. (aquele em quem vocês estão a pensar não é um elfo de verdade, logo não pode ser considerado excepção a esta regra!!!)

Explicação: Este provérbio é a tentativa popular de criar um paradoxo. Enquanto uns criam paradoxos com a física e a matemática, o povo português cria paradoxos com jericos.. bah..

Sugestão: “Façam o favor de meter os paradoxos fracos no cu dos seus criadores.”

Explicação 2: Se não conhecerem os criadores, usem o Abutre.



----------------


P.4: “Amigo que não presta e faca que não corta: que se percam, pouco importa.”
Significado:
Os amigos que não são amigos são como as facas que não permitem o suicídio.

Análise: Está presente na definição de amigo: “alguém que é prestável”. Logo, não podem haver amigos que não prestem!! Ou é amigo ou não! É a mesma coisa que dizer Cabelo da Michelle não-burmelho. Não tem lógica!!!!
/me dá voltas no quarto, gritando e agitando os braços no ar. (NÃO TEM LÓGICAAAAAAAA!!)
/me bate com a canela na perna da cama.
/me pragueja e senta-se de novo, agarrado à perna.
/me achou aquela atitude desnecessária.
/me larga a perna.
Resumindo a análise, os fracos amigos são os que não deixam os outros suicidarem-se. Logo, os bons amigos são os que o permitem.

Explicação: Está mais que provado que quem criou este provérbio foi o sindicato do puto masoquista que se atirava contra os postes, numa tentativa de espasmo sexual através da ingestão de “poliestireno plástico expandido” em grandes quantidades, aka puto comedor de esferovite. Este ditado foi então criado numa tentativa de promover o suicídio entre as camadas jovens e facilitar o trabalho dos pseudo-amigos dos masoquistas.

Sugestão: Queres-te suicidar de forma bonita? Então desanca o puto comedor de esforivita! (ena ena, este até rima!)

Explicação 2: Vamos evitar que os jovens se suicidem, e fazê-los vingarem-se num masoquista!! Assim todos ficarão contentes!



----------------


P.5: “Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.”
Significado:
Um coxo a 2 km/h é mais rápido que um mentiroso a 200 km/h.

Análise: Aquele que mente está automaticamente sujeito a uma penalidade de -200 km/h, pelo que, se estiver parado, está na realidade a andar para trás. Tudo isto está relacionado com experimentações sobre a física quântica, demasiado extensas e fastidiosas para relatar aqui.

Explicação: Os portugueses foram os primeiros a descobrir a verdade sobre um dos mais obscuros segredos da Ciência. Desta forma, conseguimos arranjar maneira de inverter o espaço de forma incorpórea e intemporal. Por outras palavras, com este provérbio, poderemos vir a viajar no tempo!! No entanto, para se fazer tal coisa, tem de se dizer mais mentiras por dia do que piqueniques, ou então não funcionará.
Por essa razão, os Ursos, seres omniscientes, raptaram o Pinóquio e proibiram-no de fazer piqueniques. Pretendem armá-lo com bananas envenenadas, voltar atrás no tempo, e envenenar todos os macacos à face da Terra, de modo a impedir que a raça humana alguma vez exista. Contudo, os BAU (Brigada Anti-Ursos) aperceberam-se de tal facto a tempo, e cortaram a perna do Pinóquio à machadada, deixando-o coxo e completamente impossibilitado de fazer viagens no tempo, pelo menos por enquanto.

Sugestão 2: Quando um mentiroso faz viagens no tempo, exterminando a raça humana sem dó nem piedade, a culpa é dos Ursos.

Explicação: Esta alternativa é mais clara e explicativa que o provérbio original.



----------------


P.6: “Aquilo que sabe bem, ou faz mal ou é pecado.”
Significado:
O que é bom na vida, ou te mata ou te leva ao Inferno.

Análise e explicação: É conhecido de todos que há diversas coisas na vida que são agradáveis e que nem arruínam a integridade física da pessoa em causa, nem profanam um conjunto de leis morais estipuladas por um ser tão extraordinário que consegue mover milhares de tolos sem chegar a existir.
Não é preciso ser-se um génio para se adivinhar que isto foi inventado por um padre.
Esse padre, uma pessoa extremamente culta para a época em questão, julgava-se mais inteligente que todos os cegos seguidores da sua doutrina e inventou este provérbio, no intervalo entre abusar sexualmente de uma criança e mandar queimar uma adolescente inocente, transmitindo-o nas confissões, para fazer com que as pessoas se limitassem ao seu ridículo quotidiano insosso e perdessem as alegrias todas que a vida pode proporcionar. Fez isso por duas razões: para poder explorar as pessoas vendendo as indulgências que apagam pecados; e para poder usufruir do dinheiro assim obtido, vivendo no luxo e desfrutando de prazeres às escondidas do povo, que lhe souberam melhor por essa razão.
Quando o Messias descer à terra, certamente dirá que a vida é para se viver sem se obter prazer com ela. Quem se diverte está a pecar, e merece o Inferno. Adicionará então um mandamento aos outros dez, que dirá não mais do que: “Não apreciarás a vida!”. Que tristeza..

Sugestão: Aproveitem a vida sem ter medo de consequências fictícias.

Explicação 2: Garanto-vos que se Deus existisse, certamente concordaria com o meu ponto de vista.



----------------


P.7: “As paredes têm ouvidos.”
Significado:
As paredes são mutantes geneticamente modificados.

Análise: “No princípio, Deus criou os céus, a terra e as portas. As portas eram informes e vazias. As trevas cobriam as portas, e o Espírito de Deus movia-se sobre a superfície destas. Deus disse: «Façam-se ouvidos». E os ouvidos foram feitos nas portas. Deus viu que os ouvidos eram bons e separou os ouvidos da surdez. Deus chamou audição aos ouvidos e........ surdez à surdez..” Génesis 1:1-5 (adaptado de forma a servir os interesses da divulgação da.. verdade)

Explicação: As portas são na realidade o instrumento de espia de Ursos disfarçados de humanos. Isto porque os arcanjos da ordem de Serafim foram incumbidos por Deus de procurar Ursos disfarçados de humanos, e usam as paredes como se fossem escutas de telefone. Só que em vez de apanhar pedófilos, tentam apanhar ferozes e cruéis homicidas: os Ursos! No entanto, a sua tarefa é um pouco inglória, devido às burocracias no céu. Inclusivamente houve um problema com o roubo de umas cassetes possuidoras de informação sobre o “Segredo do Consagrado”, mas deixou de se falar nisso devido a uma competição de modalidades de voo a nível olímpico por algumas nações de anjos, lá no paraíso.

Sugestão: As paredes têm ouvidos, mas é só para apanhar ursos.

Explicação 2: Desta forma, não é necessário atemorizar as massas visto que não correm o risco de serem ouvidas por outras pessoas, enquanto fazem sexo. Só por Deus e pelos anjos.



----------------


P.8: “Ave que canta demais não sabe fazer o ninho.”
Significado:
Os pássaros ficam na conversa e esquecem-se de fazer o ninho.

Análise: A única razão que poderia levar um pássaro a não fazer o ninho, seria uma conversa importantíssima com um outro pássaro. Quando eu digo “conversa importantíssima”, está claro que quero dizer “plano conspirativo.”.
Que pássaro era capaz de tal coisa? Está claro que não podia ser senão o pardal. Se bem que eu já vi pardais a cantar ao mesmo tempo que fazem ninhos.. mas isso agora não interessa. Está claro que estavam a praticar para os “Ídolos”.

Explicação: Os pardais aliaram-se aos Ursos para conquistar e dominar o planeta Terra. Os Ursos atacam por terra, e os pardais atacam por ar, auxiliados pelos coelhos voadores. Onde é que isso está escrito no provérbio, não sei; mas se aparece na Internet, então deve ser verdade!!

Sugestão: Se um pardal não faz ninho, então prepara-te para um ataque de Ursos.

Explicação: Não entrem já em pânico pois o facto de não verem ninhos não significa que o pardal XPTO não tenha feito um. Lembrem-se que o ninho pode estar escondido num bunker subterrâneo!



----------------


Já chega de provérbios para um post só. Talvez um dia destes venha a analisar mais..

NZL

P.S:

Pergunta a publicidade: “O que eras capaz de fazer este Verão para receberes um telemóvel novo?”
Responde a boazona: “Era capaz de fazer de babysitter do meu irmão e dos seus amigos.”

Quero deixar aqui uma mensagem à jovem de bikini que aparece no anúncio:

Rapariga do bikini: Fazes de minha babysitter durante o que resta deste Verão, e, se por acaso fores Rita e engolires, não ganhas um, mas DOIS telemóveis!!! E ainda te ofereço 20€ em chamadas para uma rede à tua escolha!!! Se me contactares já ainda ganhas uma pastilha com sabor a maracujá e um alfinete-de-ama, que podem ser trocados por vales de compras nas lojas do grupo Sonae!!!

Pensa bem!! Negócios destes não aparecem todos os dias!!!!



----------------


PPS: ERRATA: Lá em cima, no provérbio 7, onde se lê "portas" dever-se-ia ler "paredes". Não, não fui contratado pelo CDS-PP para lhes fazer publicidade subliminar. Sinceramente, não sei onde estava com a cabeça. Agora que penso nisso, talvez na rapariga do bikini.

4 comentários:

Anónimo disse...

Certos proverbios que estão neste sait, ajudaram-me imenso a fazer um trabalho para a escola.....

Gostei muito, principalmente porque contém no fim dos proverbios o seu significado....


Gostei... Continuem... E ponhao mais proverbios relacionados com o tempo !!!!

Anónimo disse...

Adorei este sait ajudoume imenso no trabalho adorei bueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee e continuem a por mais proverbios sff k estou a prezizar mais ya ahahahahah

Anónimo disse...

isto ajudou-me num trabalho de portuges...

mt obrigada...

e o site ta msm bom...

Anónimo disse...

e as outras letras burros de merda