terça-feira, outubro 05, 2004

O Contrasenso Português

Primeiro contrasenso: "Ouve sempre os mais velhos"
Ora aqui está um dito popular bastante interessante... de facto devemos dar sempre crédito ao que os mais velhos nos dizem?! Não poderam já estar equivocados pela idade ou por eles mesmos?!
Vou dar um exemplo, do outro dia uma colega minha pediu-me para ir comigo a uma escola na Amora, até aqui não existe contrasenso... Contudo íamos no bus a falar sobre o percurso... que eu até conhecia... mas NÃO, uma velha tinha de se meter na conversa e dizer que o percurso que eu pensava estava errado e que a tal escola ficava ao pé de onde se faz a festa do Avante!
Após termos saído do autocarro, a minha colega toda iludida que seria por onde a velha nos mandou, disse-me para seguir o conselho dela... saímos na Cruz de Pau e fomos a pé até ao pé do local onde se fazia a festa... já depois de eu dizer n vezes q n era por ali...
O mais ridiculo aidna é que outra pessoa que havia ouvido a conversa da velha connosco confirmou e detalhou aidna mais o caminho...Claro está que depois de eu dizer para ela ir perguntar a um café, lhe disseram que era precisamente para o lado oposto e o tal que eu desconfiava...
Para quem não tem noção do local pense em estar na Escola Secundária e ir ter à Escola Básica na Sobreda, é perto...
Escusado será dizer que quando chegámos à escola pretendida e que eu SABIA onde era... a secretaria estava fechada... o pleno para completar a tarde...
Agora uma breve análise, a escola era na Cruz de Paú, então porque é q aquela escola dizia AMORA?!
Pensando bem até se pode fazer a analogia com a nossa.... é a Secundária Daniel Sampaio que fica em Vale Figueira, mas pertence à Sobreda, e por isso mesmo os nossos autocarros para as visitas de estudo chegam sempre atrasados e páram sempre na Básica primeiro... porque será?!
Isto dá que pensar... porque se quiserem ver-se livres de alguém basta só mandar para uma escola qq da Freguesia... a falta de informação e moradas correctas tratam do resto... nunca mais vêm essa pesssoa...
Segundo Contrasenso: "Cresce para um dia seres como o teu pai"
Ora aí está um bom contrasenso, porque se o teu pai for chulo ou mafioso, tens sempre o "negócio" de família... (julgo que o Al-Capone levava este dito muito a sério... pena que não teve ninguém para o seguir...)
Há sempre a hipótese de as suas pisadas e ao longo de gerações sempre a mesma profissão, isto até torna o processo simples, porque dps no Secundário já não é preciso escolher uma área, basta lá meter o nome do pai e da mãe, o sistema encarrega-se do género...
Bem... penso que por hoje chega de contrasensos, até porque eu também sou português, não sou é popularista nacional...

0 comentários: